Mea culpa

Passei a minha infância visitando Museus, galerias de arte, indo a Concertos da OSPA e viajando para ver Óperas, concertos e museus. Mesmo quando eu reclamava que eles estavam nos transformando em ETs ou que eu iria perder o Carnaval na SAPT, meus pais não davam a menor bola e continuavam a fazer exatamente as mesmas coisas.

Me levaram à Disney com 8 ou 9 anos, não lembro bem. Ficamos uns 2 dias apenas, pois tínhamos que visitar coisas mais importantes: Cabo Canaveral, Washington (com um pit stop em Baltimore, para conhecer a cidade onde eles moraram e a Universidade onde meu pai havia feito sua “livre-docência”) e os museus de Nova York, tudo em 1 mês. Fevereiro é óbvio, porque eram as férias de meu pai. Não preciso contar o frio que passávamos!

Nas férias de julho minha mãe nos levava para o Rio, Museu Nacional, MAM, Sala Cecília Meirelles, Ópera no Municipal, etc. e subir a Serra para ver a herança imperial e a casa do Santos Dumont, que minha mãe adora contar para o Pedro. Pequenos, conhecíamos bem, entre outras maravilhas da humanidade (como meu pai fazia questão de frisar) o Museu Nacional. ESSES LUGARES TINHAM PÚBLICO! Hoje não há mais público, você vai aos mesmos lugares e não tem ninguém. Eu vou bastante ao Rio e já levei meu filho a alguns Museus. Fomos assistir a Carmina Burana no Municipal (que estava fazendo uma produção sozinho, sem cenários, para arrecadar $ para pagar os funcionários que não recebiam há meses). As bailarinas iam para rua dançar e pedir moedinhas para “salvar” o Theatro. Heroínas.
Mas eu NUNCA levei meu filho ao Museu Nacional. NUNCA. Ele vai fazer 8 anos em novembro, eu achava que ainda iria ter tempo para fazer isso com ele, então preferi aproveitar a praia. Agora ele só vai conhecer o Museu se um milagre acontecer (sorte que eu acredito em milagres).
Estou muitíssimo triste e a culpa é minha, o povo também tem uma parcela de culpa nesse incêndio. Fazemos escândalos virtuais pela existência da Momo e não damos nem um piu a respeito da situação escandalosa de abandono de nossos museus e prédios públicos.
Essa culpa meus pais jamais vão carregar.

 

***Publiquei esse texto hoje no FaceBook e comentando em um ‘post’ de uma amiga que é professora da UFRJ uma aluna me corrigiu, disse que há visitação sim (os estudantes tem aulas lá). Eu não tenho dados estatísticos, mas tenho visto os museus antigos em geral abandonados e vazios. Já o Museu do Amanhã está sempre com filas imensas.

*** Infelizmente parece que eu tinha razão : https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2018/09/03/numero-de-visitantes-do-museu-nacional-em-2017-foi-inferior-ao-de-brasileiros-que-estiveram-no-louvre.ghtml

 

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário